13/01/2026 às 14:00 Fotografia Arte, cultura e sociedade

Fotografia é herança.

4
2min de leitura

Minhas primeiras lembranças relacionadas a fotografia são da minha mãe arrumando meu irmão e eu com roupas novas pra fazer fotos, geralmente na sala de casa, com um filme de 24 poses. Depois, tinha a experiência de levar esses filmes para a Abafilm e esperar. Depois de uns dias, tinha que ir lá, pessoalmente, buscar e então saber como as fotos tinham ficado.

As fotografias são um tesouro familiar que quando é aberto cria um evento dentro de casa. Esse é um dos poderes que eu mais admiro nela: reavivar memórias enquanto reúne, em torno de momentos eternizados num clique, quem estava e quem não estava lá quando aquela fotografia foi feita. Segundos, milésimos de segundos, que se repetem ano após ano sempre que aquelas gavetas e álbuns se abrem.

Acho que não temos essa mesma energia com as fotografias que carregamos todos os dias nos celulares. Talvez a presença constante da câmera no bolso e o bombardeio imagético diário pelo qual passamos tire um pouco da graça do revelar fotográfico. Não tem suspense ou ansiedade pra saber como ficou. Não tem expectativa pra abrir o envelope junto de outras pessoas. Aqui e ali o sujeito se depara com uma fotografia surpreendente entre as 100 que fez durante um evento, um encontro, um momento, mas não é raro que essas imagens se percam num armazenamento gigantesco sem jamais serem revisitadas e só se dê falta dela quando o celular parar de funcionar e não tiver como recuperar.

Por isso - também - eu ainda imprimo minhas fotos e coloco nas paredes de casa. Se não, crio galerias virtuais, álbuns, coletâneas. Dou um jeito de tornar, especialmente os momentos mais espontâneos, aqueles que me remetem às fotografias surpreendentes da infância, com sorrisos reais e inesperados, revisitáveis e reencontráveis.

Algumas fotografias só parecem o ouro que são quando o tempo passa. O tempo, através dos filmes de poses que minha mãe comprava, me ensinou isso. E hoje eu compartilho com vocês.

13 Jan 2026

Fotografia é herança.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia fotografia de família infância

Quem viu também curtiu

01 de Ago de 2020

5 documentários sobre fotografia disponíveis no YouTube.

01 de Nov de 2022

Para conhecer | Fotógrafo Leocácio Ferreira

01 de Ago de 2020

Quando falta consciência, a humanidade padece.

Oii! Como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp