20/02/2024 às 23:20 Fotografia

O que você precisa saber antes de contratar a fotografia documental de parto.

8
2min de leitura

Uma das minhas grandes alegrias profissionais é fotografar partos. É sempre uma grande emoção fazer parte dos primeiros minutos de vida de alguém e ter consciência de que os meus registros estarão para sempre presentes na sua história.

Primeiramente, preciso explicar o motivo das diferenças de valores entre a fotografia de um parto cesariana e de um parto normal. Isso acontece devido à necessidade de disponibilidade de minha parte para cobrir. Enquanto na cesariana eu sei o horário em que deve começar e consigo ter tudo "previsto" na agenda, ao ser contratada para o parto normal, isso não é possível. Fico disponível 24h por dia para ser chamada pela família, além de acompanhar desde o comecinho do trabalho de parto até o nascimento, o que pode durar poucas horas (já fotografei partos em que o nascimento aconteceu em 40 minutos) ou dias (também já cheguei na maternidade no sábado pela manhã e saí na segunda pela manhã).

Ao fotografar uma cesariana, minha chegada no hospital ocorre meia hora antes do horário agendado com a equipe médica e a maternidade. Assim, podemos conversar e também aproveito para criar registros pouco antes de seguirmos para o centro cirúrgico. De forma geral, aqui em Fortaleza, as maternidades optam por permitir a entrada da fotógrafa após a anestesia ser aplicada. Eu fico ali, quietinha, acompanhando tudo e muito atenta para fotografar e filmar cada segundo desse momento. Cada emoção, carinho, lágrima e sorriso será eternizada. Após o nascimento, acompanho a pesagem e os primeiros cuidados com o bebê.

No parto normal, eu prefiro sempre ser informada de cada passo, perda do tampão, primeiras contrações, intervalo entre elas... E assim que a família segue para a maternidade, independente se for dia ou noite, e a mãe está em trabalho de parto ativo, eu a encontro na maternidade e acompanho tudo até a tão esperada chegada. Aqui, como na cesariana, eu fico quietinha acompanhando tudo. O que quero dizer com isso é que eu não vou usar flash, dirigir você ou mesmo pedir por expressões ou poses. Esse é um momento que deve ser vivido em toda a sua plenitude, sem intervenções, e o meu papel é eternizar a felicidade e o amor desse dia através da minha fotografia documental de parto.

Vale lembrar sempre que é fundamental que você converse com a médica ou o médico que lhe acompanha sobre a minha presença no momento do nascimento, para garantir que não haja qualquer restrição. Jamais tive qualquer problema nas maternidades particulares da cidade (infelizmente fotógrafas de parto ainda não podem atuar em maternidades e hospitais do SUS, mas isso é assunto para outra conversa), mesmo assim reforço que é importante se informar sobre as orientações de cada local.

Curtiu? Quer saber mais? Me manda um oi no WhatsApp, vai ser uma alegria fazer parte desse dia com você!

20 Fev 2024

O que você precisa saber antes de contratar a fotografia documental de parto.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ceará cesariana família fortaleza fotografia fotografia de parto maternidade nascimento parto parto natural parto normal paternidade

Quem viu também curtiu

01 de Ago de 2020

5 documentários sobre fotografia disponíveis no YouTube.

01 de Nov de 2022

Para conhecer | Fotógrafo Leocácio Ferreira

14 de Jul de 2020

O corpo documentado.

Oii! Como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp