Fotografar um parto não é como fotografar um evento social. Isso significa que um fotógrafo ou fotógrafa super experiente em festas, batizados ou casamentos, mas sem experiência em fotografia de parto, pode não te proporcionar um momento legal durante o acompanhamento do seu parto. Existem coisas que só se aprende quando se conhece minimamente o aspecto fisiológico de um nascimento e quando se tem experiência em acompanhar partos. E eu vou te contar o que eu aprendi e levo para cada parto de que faço parte.
- Parto não tem hora pra acontecer. Já cheguei na maternidade num sábado pela manhã e saí na segunda-feira. Já tive cliente com cesariana agendada que entrou em trabalho de parto antes da data, cliente que entrou em trabalho de parto 25 dias antes do previsto, que me chamou durante o dia e que me chamou durante a madrugada. Para fotografar parto, é preciso ter flexibilidade e saber que durante um período eu posso ser chamada há qualquer dia ou hora.
- Parto também não tem tempo certo pra durar. É preciso estar preparada para passar algumas ou muitas horas acompanhando um nascimento - fisicamente e emocionalmente -, além de ter o equipamento necessário para isso (baterias extras e vários cartões de memória, por exemplo). Pode ser que eu fique 3 horas na maternidade, mas também pode ser que eu fique 30.
- Não é possível ter controle sobre o ambiente durante um parto. Seja domiciliar ou hospitalar, eu não tenho qualquer controle sobre iluminação, disposição de objetos ou localização das pessoas. E eu preciso me adaptar a isso, usando minha criatividade e buscando formas de ter a luz necessária naquele momento sem atrapalhar de qualquer maneira no nascimento ou o melhor ângulo. Conto, muitas vezes, com o apoio das doulas que estejam presentes para acender um abajur ou deixar uma luzinha suave no ambiente, mas jamais faço uso de flash ou qualquer iluminação que mude a atmosfera e incomode a família, especialmente a mulher que está em trabalho de parto.
Enquanto fotógrafa de partos, meu objetivo é registrar cada nascimento de forma documental e autoral, sempre priorizando o respeito e o acolhimento a esse momento tão especial e delicado. Esse texto é para que você, gestante, saiba o que esperar desse acompanhamento. Se você ficou com alguma dúvida, clica no link do WhatsApp e fala comigo. Vai ser uma alegria registrar em foto e vídeo o seu primeiro encontro.